5 erros comuns no design de logotipos

1 – Logotipo copiado
Quando falamos de logotipo, não é errado procurar algumas referências, o problema é quando o modelo vira bem mais do que inspiração, e o “novo” logotipo fica muito, mas muito parecido. Então evite copiar aquela marca famosa que você acha legal. Saiba que fazer isso além de perigoso por questões legais (plágio), mostra pouca atenção e esmero na construção de um logotipo, que precisa ser único e exclusivo.

 

2 – Não siga modinhas
Você já comprou aquela roupa da moda foi em algum lugar e encontrou mais pessoas vestidas iguais a você? É uma situação bem chata né? Bom, saiba que isso acontece com os logotipos também, quem segue tendência, assim como a moda, muito provavelmente vai encontrar um logotipo bem parecido com o seu.
Você pode até falar “me copiaram”! Nada disso, se você seguiu modinha, quem viu um viu todos.
E também como a moda que passa e se reinventa, um logotipo baseado em modismos também fica ultrapassado e precisa ser atualizado. Então o ideal é fazer um logotipo único que possa ser usado por muitos anos.

 

3 – Figuras genéricas não te diferenciam
Vamos fugir do óbvio? Vamos! Logotipo de imobiliária representado com elemento casa, no caso de dentista então aparece um dente, é muito comum usar o símbolo para representar o mercado de atuação.
Mas fazer isso é errado? Não, de maneira nenhuma, mas sua diferenciação com a concorrência vai ser bem pequena. Afinal, dava para ter sido mais criativo né?

 

4 – Para não errar nas cores
A cor é um dos elementos mais fortes de um logotipo. Mas as cores não devem ser escolhidas seguindo o gosto pessoal. Essa deve ser uma decisão baseada na psicologia das cores, porque cada cor possui um significado e tem o poder de despertar emoções e sentimentos universais nas pessoas.

Já se perguntou por que as empresas de fast food utilizar o amarelo? Porque ele reforça os sentimentos de conforto e confiabilidade. Só de você avistar o logo de uma dessas redes, já faz com que seu corpo produza uma sensação de felicidade e bem-estar. Muitas redes de fast food também utilizam a cor vermelha no logo, o que, pode estar associado ao sentimento de fome. Viu? Nada é por acaso!

 

5 – A fonte pode falar muito sobre seu negócio
Aqui é que muita gente erra também, você sabia que a escolha equivocada do estilo de fonte para o seu logotipo pode passar uma mensagem diferente daquela desejada?
Para exemplificar, imagine que o seu negócio é na área financeira. Já imaginou se no seu logotipo a fonte utilizada fosse uma bem redondinha, com letras bagunçadas bem parecida com aquelas encontradas em embalagens de brinquedos?
Será que essa fonte é a melhor para representar um negócio sério? Lembre-se a fonte utilizada precisa ser clara e refletir a personalidade da marca.

E para finalizar, já que vimos à importância de vários fatores na construção de um logotipo, a principal dica de todas vem agora: contrate um profissional qualificado, nada de amadorismo. Afinal, não é essa imagem que seu logotipo quer passar não é mesmo?

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *