Empreender não é tarefa fácil, o acúmulo de funções e preocupações diárias muitas vezes consomem muito tempo e algumas questões importantes vão ficando de lado, como a comunicação e gestão da própria marca.
Um dos maiores erros dos empreendedores de pequenas e médias empresas e achar que a comunicação é um gasto desnecessário, um “desperdício” de dinheiro. Embora muitas vezes infelizmente não esteja entre as prioridades do negócio, é muito importante sim, pois é o canal com o público. Inclusive a falta de conhecimento de seus gestores em comunicação é uma das principais causas da mortalidade infantil das empresas.
Imagine assim, seu concorrente cuida e entende que a comunicação é algo importante e deve ser tratada como tal. Já você, tem suas redes sociais desorganizadas, com conteúdo pouco relevante e até com erros de português ou é um combo de tudo com aquele site abandonado que parece que foi feito no século passado. Será que você está passando uma boa imagem e credibilidade para o seu consumidor? As pessoas vão sentir vontade de comprar, consumir seu produto ou serviço?
Então a dica é, o plano de negócio precisa incluir o investimento em comunicação, nem que seja mínimo no começo. Mas não se preocupe, nunca é tarde para começar.
Pensando em tudo isso, o lendário, o pai do marketing Philip Kotler tem umas palavrinhas para você empreendedor: As empresas prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazerem nada.
E o custo existe, e começa a ser sentido quando o seu concorrente fica com um cliente que poderia ter sido seu, por não te encontrar no Google, nas redes sociais, ou te encontra mas julgar que você não merece a atenção dele, afinal você não investiu para isso né?