fbpx

5 dicas de como vender pelas redes sociais. 70% da população vai continuar comprando online, mesmo após a pandemia

É inegável que a transição das empresas para o ambiente digital já vinha ganhando muita força nos últimos tempos. Se algumas ainda não consideravam ter presença online, a pandemia acelerou esse processo. O isolamento social trouxe impactos significativos para a economia e, para não perder lucro e facilitar o contato com os clientes, muitas empresas aumentaram a atuação digital para começarem a vender pela internet

De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, montar um e-commerce não é algo tão simples e rápido, exige planejamento e muito investimento, principalmente para garantir a segurança de toda a operação. Por isso, uma das medidas mais simples para pequenas empresas, foi a opção de vender online e apostar no atendimento pelas mídias sociais e aplicativos de bate-papo. Alguns estabelecimentos se mantem abertos apenas para atender pedidos delivery via redes sociais ou aplicativos.

Um outro dado muito interessante é que cerca de 70% da população pretende comprar mais em sites e aplicativos, mesmo após pandemia, indica pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O estudo também conclui que compras via e-commerce estão cada vez mais comuns devido ao aumento da confiança e diminuição de alguns receios e inseguranças que existiam antes do coronavírus. 

E neste momento fica ainda mais nítido de que não adianta mais ser telefone fixo em tempos de WhatsApp. Hoje é o consumidor que define o comportamento de compra.  

Cada vez mais as marcas buscarão formas de interagir, vender e se posicionar digitalmente. E se você faz parte da parcela que está começando a se aventurar neste meio, gerenciando a própria comunicação da empresa, destacamos 5 dicas que podem te ajudar: 

  • Atendimento online:

É preciso entender que o atendimento online não é diferente do presencial, o cliente precisa ser respondido com cordialidade, seja simpático, use emojis para expressar suas reações. Pesquisa aponta que os clientes dão preferência para as empresas que respondem rápido.

  • Informações atualizadas:

Mantenha as suas redes sociais atualizadas, informe qual a melhor forma de entrar em contato. Quais as formas de pagamento que você aceita, se faz delivery do seu produto. Facilite o contato informando seu WhatsApp.

  • Apresente os fatos:

Usando um dos ensinamentos do famoso publicitário David Ogilvy: apresente os fatos. Nunca poste uma foto ou vídeo de produto ou serviço sem explicar o que é, quais os benefícios e quais os diferenciais que ele oferece. Parta sempre do pressuposto que seu cliente não sabe o que você faz.  Acredite, os clientes se interessam pelas informações. Evite legendas que não dizem nada, não informam, o famoso lero lero. Entregue um conteúdo autêntico, lembre-se que o que vale é a qualidade dos posts e não a quantidade. Para isso use fotos, vídeos, varie os formatos.  Não poste apenas o seu produto/serviço, poste curiosidades, mostre os bastidores da empresa, conte sua história. 

  • Não envie Spam: 

Essa dica é muito importante: não invada o espaço das pessoas. Não mande mensagem promocional no espaço privado, isso pode ser considerado spam e causar uma imagem negativa, tente achar formas mais criativas de postar conteúdo e atrair clientes. Uma das dicas de ouro é: estudar para entender melhor como as ferramentas funcionam. Existe uma infinidade de conteúdos de altíssimo valor na internet que podem te ajudar nessa jornada. Sabe qual a melhor parte? Muitos conteúdos estão disponíveis gratuitamente. 

  • Planeje sua comunicação: 

Faça um planejamento, mantenha uma frequência de postagens. Invista em um site quando puder, assim você permite que seu negócio seja encontrado por muito mais pessoas e também pode fornecer um número maior de informações sobre a sua empresa. Pense com carinho em comprar domínios de e-mail personalizados com o @ da sua empresa, isso vai passar mais profissionalismo e confiança. E quando puder, profissionalize a comunicação contratando profissionais capacitados para fazerem isso por você.

São dicas aparentemente simples, mas que podem ajudar a ter uma nova perspectiva de como atuar neste meio. Busque sempre o conhecimento e o aperfeiçoamento, invista em comunicação na medida das suas possibilidades, com constância, carinho e cuidado. Quando tudo isso passar, e vai passar, sua empresa estará organizada e atingindo cada vez mais resultados. 

 

Drialli Dalazen 

Publicitária, Pós-Graduada em Marketing Digital e Mídias Sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *