fbpx

Quando você deve considerar modernizar o logo da sua empresa?

Uma identidade visual bem construída é essencial para que uma empresa seja facilmente lembrada. É através do logotipo e de uma identidade visual consistente que os clientes terão o primeiro contato. Muitas vezes, ao pensar apenas no custo, alguns empresário(a)s optam por criarem a sua própria identidade visual, o que resulta muitas vezes em um logotipo que não representa da melhor forma o negócio ou não passa uma imagem profissional. 

Se este é seu caso, talvez esteja na hora de pensar em fazer um redesign.

Mas o que é redesign?

Redesign é basicamente a reformulação do design de algo, neste caso, de um logo ou de uma identidade visual. Ele é necessário para alinhar a representação visual da empresa com o momento atual.

Mas antes de iniciar este processo é necessário fazer um planejamento e entender os motivos da necessidade da mudança. O redesign não deve ser decidido superficialmente, ele vem como uma solução para problemas encontrados.

Então para te ajudar a identificar se seu logo precisa de um redesign, listamos 10 itens para serem avaliados.

  1. Necessidade de atualização do design: quando as representações visuais não condizem com a atualidade, estão antiquadas.
  2. O logo não transmite profissionalismo, não foi desenvolvido por um profissional especializado e foi criado sem um briefing, sem informações sobre a empresa.
  3. Mudança de posicionamento, gestão.
  4. O design não expressa mais a personalidade da marca.
  5. A empresa está mudando a área de atuação ou de público-alvo.
  6. As cores não se aplicam ao segmento da empresa.
  7. A tipografia escolhida atrapalha a leitura da marca.
  8. Existem muitos logos parecidos com o seu. 
  9. O logotipo/identidade visual não se diferencia dos concorrentes.
  10. Logotipo não tem aplicabilidade nos meios digitais.

Esses são apenas alguns dos motivos para fazer um redesign de marca.  Vale ressaltar sobre a importância de contratar e consultar profissionais especializados para realização deste trabalho. Bons profissionais analisarão informações (briefing), farão pesquisas e com base nisso desenvolverão a opção que melhor representa o seu negócio. Contratar um profissional evita erros como a utilização de materiais sem licença, plágios, erros nas escolhas das cores e seus significados, tipografias etc.  É imprescindível que a identidade visual criada acompanhe os bons princípios do design, mas que não siga modismos. Quando se segue modismos o logo fica datado, e quando a tendência passa, precisará de nova modelagem. Depois que o seu logo e identidade visual estiverem aprovados e direito seu possuir os arquivos finais, nunca deixe esses arquivos apenas com o profissional que os criou, você deve guardar em um lugar de fácil acesso pois sempre vai precisar utilizar. Perder esses arquivos pode gerar custos no caso de precisar fazer o material novamente.  É por último, porém não menos importante, a identidade visual não é um custo, é um investimento que você faz na sua empresa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *