fbpx

Posso criar minha marca no Canva?

Lançado em 2013, o Canva é uma ferramenta online que tem a missão de garantir que qualquer pessoa no mundo possa criar qualquer design. Antes de tudo queremos dizer que nós da Reação não odiamos o Canva, pelo contrário, é uma ótima ferramenta, muito intuitiva, criada justamente não designers. O Canva facilita a vida de empreendedores/criadores de conteúdo que podem divulgar seus produtos e serviços, principalmente no começo do negócio quando não tem muitos recursos disponíveis para a contratação de um designer ou agência.

Dito isto, vamos para o que interessa! Posso criar o logotipo da minha empresa no Canva?

O aplicativo oferece dentro da plataforma modelos de logos para que os usuários personalizem, editem. Porém é preciso se atentar a algumas questões. Será que essa logo criada no Canva pode ser minha propriedade? Eu posso registrar ela no INPI? (O Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Entrando na parte de edição de logotipos do Canva o usuário já se deparará com o aviso: você não pode registrar um logotipo que contenha quaisquer outros elementos gráficos, ilustrações ou fotos encontrados da biblioteca de conteúdo do canva. Esses elementos são propriedades do Canva e de seus criadores, não podendo ser utilizadas em logotipos, identidades visuais (tanto na versão free quanto na paga).

Mas porque o Canva não permite a utilização desses elementos para registro de marcas?

Uma marca registrada precisa ser um símbolo/elementos únicos, memoráveis. Quando você usa elementos prontos, outros usuários do Canva podem usar esses mesmos conteúdos, o que significa que eles não são adequados caso você queira registrar seu logotipo como uma marca. Os elementos de um logotipo devem ser exclusivamente seus. Não sendo detentor dos elementos fica inviável a utilização/registro dos mesmos, pois você estaria infringindo os termos de uso e de propriedade intelectual.

Caso acontece algum caso de uma empresa conseguir o registro de elementos do Canva, o problema ainda persiste, pois o mesmo pode sofrer uma nulidade quando comprovado que os direitos sobre os elementos não pertencem a quem registrou.

Para conseguir utilizar o Canva para criar uma marca e, eventualmente conseguir um registro, ele recomenda criar algo do zero, utilizando os elementos básicos concedidos pelo site (linhas, fontes livres, formas básicas, etc) ou importando elementos externos para dentro do Canva porém o programa não oferece recursos para criação, fechamento de arquivo ficando bem limitado no sentido de finalizações.

Então a super dica de hoje é: para que sua empresa não passe por eventuais problemas, invista em uma identidade visual, contrate um profissional. A mas aí fica caro! Depende, uma hhidentidade visual bem executada e embasada em informações sobre o seu negócio pode ser utilizada por muitos anos, além de garantir a personalidade você apresentará a sua empresa de forma profissiinal, com personalidade e única garantira a originalidade assim suas chances de conseguir o registro dela aumentam e você não tem dor de cabeça. Com o registro você passa a ter o direito exclusivo de usá-la para diferenciar seus bens e serviços dos da concorrência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *