fbpx

Naming: 3 principais tipos de nomes

Um bom nome pode facilitar a associação feita pelo consumidor, simplificar o processo de memorização e compra, promover a identidade da marca, evocar sentimentos de confiança, segurança, força, durabilidade, velocidade, status, exclusividade, dentre outros. Há momentos, inclusive, em que um nome é a única característica de distinção do produto. (Livro Presságio dos Nomes – José Roberto Martins).

Neste post analisaremos 3 principais tipos de nomes de marca com exemplos reais, siga na leitura e confira.

1. Descritivo

Os nomes descritivos, literais, não deixam nada para a imaginação, eles ajudam a explicar a história da marca e o serviço ou produto oferecido.  

As pessoas farão a associação imediata, mas possuem a desvantagem de serem muito restritivos e podem travar a marca à medida que ela cresce e começa a se diversificar.

Embora funcionais também são pouco criativos, e pelo mesmo motivo também são muito difíceis de registar.

Exemplo nomes descritivos:

  • Banco do Brasil
  • Correios

2. Evocativo

Os nomes evocativos empregam sugestões e metáforas, para trazer à mente a experiência ou o posicionamento de uma marca. São singulares e criativos, portanto, diferenciadores poderosos. Os nomes evocativos são muito mais fáceis de registar do que os nomes descritivos e tendem a ser memoráveis.

Exemplo nomes evocativos:

  • Netflix
  • Nescafé

3. Inventado

Nomes inventados, são obras da imaginação, mas isso não significa que eles são fáceis de criar. 

Possuem seu valor, são extremamente distintivos pois oferecem mais liberdade criativa para uma marca.São mais fáceis de registar mas podem exigir maiores investimentos em marketing para criar familiaridade com o público, mas valem a pena pois são únicos e, ao longo do tempo, ganham força na mente das pessoas.

Exemplo nomes inventados:

  • Google
  • Twitter

O processo de naming não é só colocar algumas palavras no papel e escolher a que parece melhor. Um nome adequado surge de um processo mais complexo e estratégico, levando em consideração o propósito e o posicionamento da marca no mercado.

Precisando de um projeto de naming profissional? Solicite um orçamento com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *