fbpx

#Identidade Visual

É a representação visual da marca, Identidade Visual é um conjunto de elementos de design que integram além do logotipo, formas, tipografia, cores institucionais, ilustrações e padrões utilizados sistematicamente para identificar visualmente uma empresa, instituição ou produto. Todos esses elementos contribuem para a diferenciação da empresa ou produto no mercado e alimenta o seu reconhecimento. Para deixar um projeto de identidade visual ainda mais completo a empresa ainda pode pensar nos em itens adicionais, os pontos de contato, tais como: cartão de visita, pastas, fachadas, uniformes, materiais para rede social, enfim tudo o que for necessário para a empresa transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva.

Logotipo:  o conjunto de símbolo e texto, ou tipografia específica e texto, que compõem a sua marca. É o primeiro contato.

A identidade visual tem como elemento central o logotipo, porém não se limita apenas a ele. 

O projeto de identidade visual envolve, além do logotipo, elementos que trazem personalidade para sua marca e auxiliam na identificação da mesma através de cores, tipografia, ícones, texturas, padrões, entre outros dependendo da necessidade da empresa.

Poder você pode, porém não é o mais indicado se você quer ter uma comunicação consistente, padronizada e que crie facilmente conexão com seu público. Fazer apenas o logotipo pode parecer uma solução mais rápida e fácil, porém esse elemento isolado pode trazer mais problemas que soluções. Quando a empresa só tem um logotipo ela não tem um padrão para seguir, isso faz com que a sua comunicação se torne confusa aparecendo de formas diferentes em cada ponto de contato e gerando ruído e confundindo o cliente. Por isso sempre recomendamos que o cliente considere optar pela identidade visual.

Manual de Identidade Visual é um documento que apresenta todas as diretrizes para que a identidade visual seja aplicada corretamente nos mais diversos meios. É uma forma de garantir que todos os fornecedores no futuro mantenham a sua comunicação consistente: o uso das cores, como funcionam os títulos e os textos, o tipo de imagem, como usar esta marca sobre os diferentes fundos, evitando usos incorretos.

  1. Formulário
    Para criar um projeto de identidade visual bonito e principalmente eficiente para uma empresa é preciso conhece-la. Aqui o objetivo é extrair as informações mais relevantes para direcionar a criação do projeto: história da empresa, diferenciais, produtos/serviços, público-alvo, concorrentes, personalidade etc. O cliente passa as informações através de um formulário, chamado de briefing.

  2. Análise das informações e pesquisa
    Nesta etapa acontece a análise das informações recebidas através do questionário, destacando as informações principais e as organizando em um mapa mental, que é uma estrutura que dividimos entre estratégia do projeto e informações relacionadas ao design.

  3. Painel de inspirações
    Com toda a análise de informações começamos a pesquisa de referência. Esse painel pode ter cores, formas, palavras, sentimentos, sons, vídeos, fotos, desenhos enfim, tudo o que pode servir de inspiração para a criação desse projeto.

  4. Conceituação
    Depois de entender com mais profundidade o universo da empresa é que iniciamos efetivamente a criação do projeto e testamos as possibilidades até chegar em uma versão final. Aqui tudo tem uma explicação, nada é baseado apenas no gosto, mas nos estudos que proporcionaram tal resultado. Tudo precisa ter um significado. O porquê do símbolo (se terá símbolo), a escolha da tipografia, formas, o que as cores escolhidas significam etc.

  5. Apresentação
    Com tudo definido acontece a apresentação para o cliente, que consiste em um documento onde ele terá acesso as etapas com as explicações de todo o processo até chegar no resultado final da identidade visual.

  6. Envio dos arquivos
    Depois do cliente aprovar o projeto, todos os arquivos relativos a identidade visual são disponibilizados e enviados prontos para uso, de acordo com o pacote contratado. 

O projeto de identidade visual é complexo, composto por várias etapas importantes. A representação gráfica de uma empresa, quando bem feita, a representará por muitos anos e é exatamente por isso que não pode ser feita de qualquer jeito ou com pressa. Identidade visual é um investimento que contribuirá muito com a marca da empresa e por isso precisa de pesquisa, planejamento e estratégia. Sendo bem feita, será um excelente investimento e valerá a pena ter esperado.

Para fazer um orçamento de identidade visual é simples e rápido.

  1. Vá até o menu: orçamento neste site.
  2. Responda o formulário sobre o que precisa para o seu projeto e pronto!


** Nós receberemos as respostas e enviaremos no seu e-mail a proposta detalhada com todo o nosso processo, prazos, preço e condições de pagamento. E qualquer dúvida que você tiver pode enviar por e-mail ou nos chamar no whatsAap. 

Como você preferir :)

#Projeto Naming

O projeto de construção de nome, o naming, contribui para posicionar uma marca corretamente no mercado, é um processo profissional, estratégico e criativo que cria nomes com alta disponibilidade de registro no INPI. Conheça mais a fundo o passo a passo de como um nome é desenvolvido na Reação.

  1. Após seu primeiro contato via e-mail ou rede social, lhe enviaremos nossa proposta com serviços, valores e prazos. Nossa proposta é detalhada com as etapas do projeto.

  2. Fechando negócio, lhe enviaremos nosso questionário online (briefing) para obtermos a maior quantidade de informações sobre sua marca, essas respostas guiarão todo o trabalho estratégico durante o processo de criação e seleção de nomes, por isso essa etapa é tão importante e deve ser feita com atenção.

  3. O pagamento é realizado via boleto bancário à vista ou em até 6x.

  4. Qualquer dúvidas que tenham surgido com o briefing, ou qualquer outra questão em relação ao projeto pode nos chamar pelos canais de WhastsApp ou e-mail que responderemos rapidamente.

  5. Dentro do prazo definido na proposta, você receberá uma apresentação em PDF completa com os 3 nomes mais interessantes de todo o processo, suas respectivas defesas, considerações técnicas. Recomendamos que tire um tempo de algumas horas ou dias para avaliar as opções com calma.

  6. Assim que refletir sobre as opções, queremos saber de tudo: seus favoritos, menos favoritos e porquê. Esse retorno pode ser tanto por e-mail, um arquivo de Word ou WhatsApp.

Apesar de sempre utilizarmos nossa metodologia que envolve técnica e criatividade nós elaboramos um processo que visa detectar com precisão o tipo de nome que você espera, de acordo com suas respostas no briefing do projeto, ou seja, criamos o nome mais poderoso e tecnicamente eficiente dentro do seu campo de preferência. 

Mas se ainda assim não chegarmos em um resultado, faremos uma segunda rodada para garantir alinhamento, caso seja necessário.

Sim, todos os nomes possuem alta disponibilidade de registro no INPI, que é o órgão regulador de registros de marcas no Brasil. Nós identificamos a sua classe no INPI entre as categorias de produtos e serviços) e então apresentamos nomes que não sejam iguais, nem similares com outros nomes do mesmo campo de atuação.

Nós utilizamos o termo “alta disponibilidade de registro” pois qualquer marca já registrada é livre para se opor a sua tentativa de registro, tornando essa uma possibilidade sempre real, mesmo que muito remota. Caso a oposição não tenha procedência, o INPI prossegue com o registro.

Apesar de apresentarmos somente nomes com alta disponibilidade de registro, deixamos o ato do registro em si (que inclui todo o cuidado burocrático das etapas que o INPI exige) para um parceiro especializado em propriedade intelectual de confiança, que podemos te indicar. O valor para fazer o registro no INPI é a parte.

Para saber quanto custa o desenvolvimento de um nome para sua marca entre em contato via e-mail atendimento@reacaocomunicacao.com ou WhatsApp 49 9 9835.0533 contando a sua necessidade e teremos um enorme prazer em lhe enviar uma apresentação completa de nossos serviços e valores.