Quando se pensa em abrir uma empresa é comum pensar no nome e na identidade visual. Mas antes desses importantes passos é preciso pensar nos motivos que levaram a criação da sua marca, é preciso definir a estratégia da marca.
Mas o que é a estratégia de marca?
Primeiro é preciso deixar claro que a sua marca não é o seu logo, seu produto ou seu nome. A marca é muito mais que isso, são os atributos que estão atrelados a uma empresa, é construída com o tempo e contempla várias coisas como: experiência dos clientes, posicionamento, comunicação, tom de voz, campanhas etc. A estratégia de marca é um plano a longo prazo que gera valor por meio da diferenciação dos concorrentes onde a mensagem a ser transmitida deve ser objetiva e clara.
Para te ajudar nesse processo, listamos algumas perguntas que te auxiliarão na criação do seu planejamento e estratégia:
- Por que? (propósito): Por que a empresa existe? Qual o seu propósito? Qual a sua missão, visão, valores?
- Como fazer? (processo / a maneira) Aqui se define o caminho que será traçado para atingir os objetivos
- O que fazer? (produto/serviço): O que vende? Qual o problema que pretende resolver? Qual a proposta de valor?
- Quem? (Público): Quem é o público-alvo? Quais as expectativas/ medos/dores dos seus clientes?
- Concorrentes: Quem são os concorrentes? Qual o seu diferencial em relação aos concorrentes?
- Personalidade: Qual a personalidade da sua empresa? Como sua empresa quer ser vista? Será tradicional, inovadora, criativa etc.
- Onde? (pontos de contato) aqui serão definidos onde os clientes interagirão com sua marca. Seja por meio das redes sociais, pela embalagem do seu produto, site etc..
Com certeza quanto mais completo for o seu planejamento, mais chances de criar uma marca autêntica e com propósito. Pensar na estratégia da marca antes de iniciar o processo de identidade visual é extremamente importante pois são essas informações que direcionarão o processo de criação do projeto que resultará em uma representação visual adequada para o seu negócio. É imprescindível ressaltar que a escolha das cores, da tipografia, das imagens, símbolos, ícones, padrões tudo isso não pode ser definido por acaso ou por gosto pessoal e deve estar alinhado com os valores que a empresa pretende transmitir. Gostou desse conteúdo? Envia para um amigo(a).
E é exatamente por entender a importância da análise das informações é que nós desenvolvemos os projetos de identidade visual baseados na coleta de informações através de um questionário e também através de conversas com os clientes. Quer saber mais sobre como funciona?
Solicite um orçamento pelo nosso site: https://reacaocomunicacao.com/orcamento/